quinta-feira, 17 de março de 2011

Charles Chaplin - O Circo (1922). Camila Son no. 06

   Sinopse

   O vagabundo, sem dinheiro e sem comida, vaga por uma feirinha onde se encontra o circo. enquanto observava-os, um assaltante rouba uma carteira e a coloca em seu bolso. Carlitos, ao abusar do dinheiro encontrado, acaba sendo perseguido por policiais que foram mandados pelo dono da carteira ao reconhecer o objeto. O vagabundo acaba entrando no circo enquanto fugia e é apluaudido pelo público ao julgarem ser mais uma apresentação do circo.
   Ao ver seu sucesso, o dono do circo o contrata e abusa o máximo que pode de Carlitos. Feliz por receber um pouco de dinheiro, acaba se apaixonando pela filha do proprietário, Merna. Porém, Merna está apaixonada pelo Rex, o equilibrista. O vagabundo decide se tornar equilibrista, porém nao consegue.
   No final Carlitos está sozinho na arena do circo, triste, porém se levanta e segue seu caminho novamente
 
   Biografia
 
   Charles Chaplin  nasceu em 16/04/1889, Londres, Inglaterra. Viveu com a mãe em Sydney após a separação dos pais. Muito pobre, começou a trabalhar em companhias de teatro até ser contratado pela Companhia de Fred Karno. Em uma de suas viagens pelos EUA, recebeu um convite de Mack Sennett para integrar o elenco de seu Estúdio Keystone.
   Anos depois fundou a United Artists junto com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.W.Griffth, onde passou a produzir seus próprios fimes. Chaplin tornou-se a primeira, e provavelmente a única pessoa a controlar todos os setores da produção cinematográfica, incluindo seleção de elenco, direção, produção, edição e atuação.
   Em 1927 o som foi introduzido aos fimes, porém Chaplin recusou a adicionar voz aos seus personagens, trabalhando somente com mímica. porém, em 1940, faz sucesso co seu primeiro fime falado: O Grande Ditador
   Após vários problemas com as autoridades americanas, o ator foi expulso do país, passando a conviver na Suiça, até sua morte, em 1977.

   Filmografia:

   O Garoto (1921), Pastor de Almas (1923), Em Busca do Ouro (1925), O Circo (1928), Luzes da Cidade (1931), Tempos Modernos (1936), O Grande Ditador (1940), Monsieur Verdoux (1947), Luzes da Ribalta (1952) e Um Rei em Nova Iorque (1957).






Cartaz do filme "O Circo" de 1922





Cena do filme "O Circo" que retrata os artistas se preparando para o show.





Cena do filme "O Circo" em que Carlitos se encontra preso na jaula do leão

   Fontes :

   http://www.cinemaclassico.com/index.php?option=com_content&view=article&id=97:o-circo-&catid=45:filmes&Itemid=54 
   http://www.cinemaclassico.com/index.php?option=com_content&view=article&id=282:charles-chaplin&catid=40:eles&directory=105
   http://www.cinemaclassico.com/index.php?option=com_content&view=article&id=282:charles-chaplin&catid=40:eles&directory=105#Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário