sexta-feira, 25 de março de 2011

Video, Storyboard e Roteiro - Camila n.6, Nicole n.33




Tema: São Paulo. Projeto SPACE
Duração: 1 minuto e 13 segundos
Sinopse: O vídeo fala um pouco de alguns monumentos históricos do centro de São Paulo. O vídeo começa com o ponto zero de São Paulo que se encontra na praça da Sé, em frente a Catedral da Sé. Também é mostrado o Pátio do Colégio que é conhecido por ser o marco inicial da cidade. Logo após vem a Universidade de Direito do Largo São Francisco. O vale do Anhangabaú vem logo em seguida mostrando uma das partes mais verdes e bonitas de São Paulo. O vídeo chega ao fim com a Galeria do Rock e logo depois com os créditos
Titulo: Monumentos de São Paulo
Abertura: Monumentos de São Paulo
Cenas: Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Universidade de Direito do Largo São Francisco, Vale do Anhangabaú e Galeria do Rock
Argumentos/Diálogos: ------
Áudio: ------
Sonoplastia: ------
Musica: O Sol - Jota Quest
Legenda: ------
Créditos: Camila Son n.06 / Nicole Miki n.33 / 9C

Roteiro do video de São Paulo . Projeto Space.

Duração: 1 minuto.
Sinopse:  O video mostra que o centro de São Paulo não é somente um lugar abandonado , nele há beleza alegria e seus próprios cidadãos, em nosso vídeo mostramos o Marco Zero, Vale do Anhangabaú, Edifício Altino Arantes, Pátio do Colégio, Catedral da Sé, vista de trás do Pátio do Colégio , também,  mostramos que o centro de São Paulo concentra as maiores belezas arquitetônicas de São Paulo , mas não só riquezas arquitetonicas mas riquezas históricas.
Título: Uma cidade que mudou, mas continua histórica
Abertura: Cena do Marco Zero de São Paulo 
Cenas: Marco Zero, Vale do Anhangabaú, Edifício Altino Arantes, Pátio do Colégio, Catedral da Sé, vista de trás do Pátio do Colégio, créditos.
Argumentos/Diálogos: nenhum
Áudio: Adocica - Beto Barbosa
Sonoplastia: Adocica - Beto Barbosa
Música: Adocica – Beto Barbosa
Legenda: Nenhuma                                     
Créditos: Leonardo Massini N°29 Derek Daigo Nagai Miyazaki   

sexta-feira, 18 de março de 2011

O Encouraçado Potemkim por Leonardo Massini N°29

TÍTULO DO FILME: O Encouraçado Potemkin
DIRETOR: Sergei Ensenstein
ELENCO: Alexander Antonov, Vladimir Barsky, Grigory Alexandrov, Marusov, Mikhail Gomorov
ANO DE PRODUÇÃO: 1925

RESUMO

O Filme retrata a Revolução de 1905 na Rússia Czarista. País atrasado que iniciava seu desenvolvimento industrial graças aos investimentos estrangeiros, possuía um governo autocrático, com o poder centralizado nas mãos do Czar. Apesar de não possuir uma estrutura imperialista, seu comportamento em nível de política externa se assemelhava ao das grandes potencias, ou seja, procurava conquistar mercados, colonizando-os.
A tentativa de ocupar a Manchúria determinou o início da Guerra Russo-japonesa, que representou um desastre para a já combalida economia russa. Nesse contexto é que encontramos as grandes manifestações da época, como o "Domingo Sangrento", a formação dos sovietes e a revolta dos marinheiros no porto de Odessa.
A história que está sendo contada é emocionante: em 1905, marinheiros de um navio do Czar rebelam-se contra a tirania de seus comandantes e assumem o controle do Potemkin. A população de Odessa apóia a revolta. As forças repressoras do regime czarista esmagam o movimento com violência desmedida.
A produção artística russa, incluindo o cinema, depois da revolução de 17 adotou um modelo conhecido como "realismo socialista", foi financiado pelo estado e tinha como objetivo divulgar uma ideologia nova, uma outra forma de ver o mundo, apoiada em estudos teóricos (inacessíveis para o cidadão comum), mas com propostas bem concretas (e radicais) para a economia do País. Ao mesmo tempo vale lembrar que a ditadura stalinista está se iniciando e ainda não existe uma política acabada para a cultura, garantindo certa liberdade a artistas e intelectuais.
Em "O Encouraçado Potemkin", a ideologia do realizador está presente em cada fotograma; contudo, não na forma de panfleto sectário, e sim como retrato da intolerância humana, de qualquer origem ou período histórico. Eisenstein era um artista, além de ser um revolucionário. E por isso o filme sobreviveu. Contudo, não dá pra esquecer que sua obra é tão poderosa porque estava impregnada de uma visão de mundo, de uma vontade imensa de falar sobre esse mundo e, mais do que isso transformá-lo.
Biografia do diretor

Eisenstein nasceu em Riga, na Letônia, mas sua família mudava-se com frequência nos seus primeiros anos, como Eisenstein continuou a fazer ao longo de sua vida . Ele nasceu em uma família de classe média. Seu pai era um arquiteto e sua mãe era filha de um próspero comerciante.Julia deixou Riga no ano da Revolução de 1905, levando Sergei com ela para São Petersburgo.
Em 1920 Eisenstein mudou-se para Moscou e começou sua carreira no teatro trabalhando em Proletkult.suas produções receberam os títulos Máscaras de Gás, Ouça Moscou e Estupidez Suficiente em cada Homem Sábio, Eisenstein trabalharia então como designer de Vsevolod Meyerhold. Em 1923, Eisenstein começou sua carreira como um teórico, escrevendo A Montagem das Atrações para o jornal LEF.O primeiro filme de Eisenstein, O Diário de Glumov, também foi feito no mesmo ano com Dziga Vertov contratado inicialmente como um "instrutor". O filme fez parte da sua produção teatral O Homem Sábio.
Criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica.
Com 26 anos fez “A greve”, mostrando que arte e política podiam andar juntas. Com 27, deu ao mundo “O Encouraçado Potemkin”, obra que é considerada, juntamente com "Cidadão Kane", de Orson Welles, das mais importantes na história do cinema.[21]
Graças ao sucesso extraordinário do “O Encouraçado Potemkin”, foi chamado pela MGM e embarcou para os Estados Unidos. Só que seus projetos não decolavam, apesar de ter amigos poderosos como Chaplin e Flaherty. Eisenstein resolveu então afastar-se de Hollywood e fazer “Que Viva México”, uma obra ambiciosa sobre a história de um país e sua cultura. Infelizmente, as filmagens foram interrompidas por problemas financeiros.
Desolado, o cineasta voltou para seu país, mas nem a imprensa o perdoava por seu afastamento e pelo seu curto idílio capitalista. Quando sua carreira parecia perdida, entretanto, recebeu a ordem de filmar “Alexandre Nevski”, como uma peça de propaganda anti-germânica. E, assim como já fizera no “Potemkin”, Eisenstein construiu uma obra-prima que está acima da ideologia.
Com o prestígio recuperado, Eisenstein começou “Ivã, o Terrível”, que teria três partes. Mas então começou a II Guerra, e tudo se complicou. O cineasta morreu de ataque cardíaco em 1948 em Moscou.
Filmografia: - “A greve” (1924)
- “O Encouraçado Potemkin” (1925)
- “Outubro” (1927)
- “A linha geral” (1929)
- “Que viva México” (1931) - inacabado
- “O prado de Bezhin” (1935) – inacabado
- “Alexandre Nevski” (1938)
- “Ivã, o Terrível” (1944/45) – em duas partes


 


Ano
Título original
Título no Brasil
Título em Portugal
Observações
1923Dnevnik GlumovaO Diário de GlumovO Diário de Glumov
1924StatchkaA GreveA Greve
1925Bronenosets PotiomkinO Encouraçado PotemkinO Couraçado Potemkine
1927OktiabrOutubroOutubro
1928Gueneralnaia LinniaA Linha GeralA Linha Geral
1929Sturm uber la sarrazcurta-metragem
1930Romance sentimentalecurta-metragem
1931Da Zdravstvuiet, Meksika!Que Viva México!Que Viva México!inacabado
1935Bejin LugO Prado de BejinO Prado de Bejineinacabado
1938Aleksandr NevskiAlexandre NevskiAlexandre Nevski
1939Ferghana canal
1943Seeds of freedom
1944Ivan Groznii IIvan, o Terrível - Parte IIvan, o Terrível - Parte I
1945Ivan Groznii IIIvan, o Terrível - Parte IIIvan, o Terrível - Parte II

quinta-feira, 17 de março de 2011

Charles Chaplin - O Circo (1922). Camila Son no. 06

   Sinopse

   O vagabundo, sem dinheiro e sem comida, vaga por uma feirinha onde se encontra o circo. enquanto observava-os, um assaltante rouba uma carteira e a coloca em seu bolso. Carlitos, ao abusar do dinheiro encontrado, acaba sendo perseguido por policiais que foram mandados pelo dono da carteira ao reconhecer o objeto. O vagabundo acaba entrando no circo enquanto fugia e é apluaudido pelo público ao julgarem ser mais uma apresentação do circo.
   Ao ver seu sucesso, o dono do circo o contrata e abusa o máximo que pode de Carlitos. Feliz por receber um pouco de dinheiro, acaba se apaixonando pela filha do proprietário, Merna. Porém, Merna está apaixonada pelo Rex, o equilibrista. O vagabundo decide se tornar equilibrista, porém nao consegue.
   No final Carlitos está sozinho na arena do circo, triste, porém se levanta e segue seu caminho novamente
 
   Biografia
 
   Charles Chaplin  nasceu em 16/04/1889, Londres, Inglaterra. Viveu com a mãe em Sydney após a separação dos pais. Muito pobre, começou a trabalhar em companhias de teatro até ser contratado pela Companhia de Fred Karno. Em uma de suas viagens pelos EUA, recebeu um convite de Mack Sennett para integrar o elenco de seu Estúdio Keystone.
   Anos depois fundou a United Artists junto com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.W.Griffth, onde passou a produzir seus próprios fimes. Chaplin tornou-se a primeira, e provavelmente a única pessoa a controlar todos os setores da produção cinematográfica, incluindo seleção de elenco, direção, produção, edição e atuação.
   Em 1927 o som foi introduzido aos fimes, porém Chaplin recusou a adicionar voz aos seus personagens, trabalhando somente com mímica. porém, em 1940, faz sucesso co seu primeiro fime falado: O Grande Ditador
   Após vários problemas com as autoridades americanas, o ator foi expulso do país, passando a conviver na Suiça, até sua morte, em 1977.

   Filmografia:

   O Garoto (1921), Pastor de Almas (1923), Em Busca do Ouro (1925), O Circo (1928), Luzes da Cidade (1931), Tempos Modernos (1936), O Grande Ditador (1940), Monsieur Verdoux (1947), Luzes da Ribalta (1952) e Um Rei em Nova Iorque (1957).






Cartaz do filme "O Circo" de 1922





Cena do filme "O Circo" que retrata os artistas se preparando para o show.





Cena do filme "O Circo" em que Carlitos se encontra preso na jaula do leão

   Fontes :

   http://www.cinemaclassico.com/index.php?option=com_content&view=article&id=97:o-circo-&catid=45:filmes&Itemid=54 
   http://www.cinemaclassico.com/index.php?option=com_content&view=article&id=282:charles-chaplin&catid=40:eles&directory=105
   http://www.cinemaclassico.com/index.php?option=com_content&view=article&id=282:charles-chaplin&catid=40:eles&directory=105#Filmes

Branca de neve e os sete anões (1937)-Catherine nº12


Sinopse:
Branca de Neve era uma princesa que tinha uma madrasta um tanto problemática, que possuía um espelho que dizia quem era a mulher mais bela de todas. O espelho sempre dizia que a mais bela era a princesa, e por isso, a madrasta mandou matarem-na. O encarregado da tarefa deixou-a fugir, e ela encontrou uma cabana. Lá viviam os sete anões, que deixaram ela viver com eles e passaram a protegê-la. Certa vez a madrasta, na rotina de ir perguntar ao espelho quem era a mais bela, descobre que a princesa ainda estava viva, e resolve encontrar a moça e dar-lhe uma maçã envenenada, disfarçada de uma velhinha fraca e aparentemente inofensiva.
Biografia:
David Hand  foi um cineasta americano de animação, que nasceu em 1900. Começou sua carreira trabalhando no desenho animado “Out of the Inkwell”. Trabalhou em diversos curtas da Disney em 1930. Em 1932, foi considerado um dos melhores animadores da Disney, onde trabalhou por 14 anos com animação, dirigindo e supervisionando filmes como  Pinocchio, Dumbo e Fantasia. Em 1944, ao deixar os Estúdios Disney, decidiu ensinar animadores ingleses criando a Gaumont British Animation. Em 1984 recebeu o prêmio Winsor McCay Annie. Morreu em 1986 e, oito anos depois, recebeu o prêmio “Disney Legends awards” por sua contribuição para a The Walt Disney Company.

Filmografia:

Seus filmes mais famosos foram:
·         Silly Symphonies (1929-1939)
·         Branca de Neve e os sete anões (1937)
·         Bambi e Victory Through Air Power (1942)

Bibliografia:

 http://www.wikipedia.com.br

...E o Vento Levou (Gone with the Wind,1939)/ Carolina nº 09

O filme narra a história da filha de um imigrante irlandês, Scarlett O'hara, que se tornou um rico fazendeiro do sul dos Estados Unidos. A jovem mimada vive pela conta dos pais, mas mesmo assim vive vários conflitos, entre eles: se apaixona pelo filho do fazendeiro vizinho, Ashley Wilkes, que infelizmente acaba se casando com Melanie Hamilton. Com isso Scarlett se casa Charles Hamilton, irmão de Melaine. Após os dois casamentos, Ashley e Charles partem para a Guerra Civil Americana que havia acabado de ser declarada. Quando acaba a guerra, o Sul dos Estados Unidos perde e Charles morre.
Após ficar viúva e se servir ao Sul como enfermeira, ajudando a cuidar dos feridos da chamada guerra de secessão, Scarlett volta para a fazenda dos pais e encontra sua mãe morta, seu pai louco e toda a fortuna destruída. Sobretudo Scarlett se casa (por interesse) com Rhett Butler, um aventureiro, que muda a sua vida com uma relação de amor e ódio.




O filme "...E o vento levou" foi o primeiro filme com cores, que utilizou a tecnologia Technicolor levando o filme ganhar o Oscar de melhor filme.

Direção: Victor Fleming
Biografia
Foi diretor e produtor.Nasceu dia 23 de fevereiro de 1889 na Pasadena (Califórnia) e faleceu no dia 6 de janeiro de 1949 no Arizona.
Filmografia (filmes mais importantes):
1948 - Joana D'Arc
1945 - Aventura
1943 - Dois no céu
1942 - Boêmios errantes
1941 - O médico e o monstro   
1939 - O mágico de Oz 
1938 - Piloto de provas 
1937 - Marujo intrépido
1935 - Amor singelo
1935 - Tentação dos outros
1934 - A ilha do tesouro 
1933 - Mademoiselle Dinamite 
1933 - A irmã branca 
1932 - Terra de paixões 
1932 - E o mundo marcha 
1931 - A volta ao mundo em 80 dias
1930 - Renegados
1930 - Argila humana 
1929 - Agora ou nunca
1927 - Hula
1927 - Tentação da carne
1926 - Provação de amor
1925 - Lord Jim
1925 - Adventure


Roteiro: Margaret Mitchell, Sidney Howard
Produção: David O. Selznick
Trilha Sonora: Max Steiner
Fotografia: Ernest Haller
Montagem: Hal C. Kern.
Figurinos: Walter Plunkett
Elenco:

Thomas Mitchell               Gerald O'Hara
Oscar Polk                          Pork
Butterfly McQueen           Prissy
Ann Rutherford                 Carreen O'Hara
Hattie McDaniel                 Mammy
Evelyn Keyes                     Suellen O'Hara
Olivia de Havilland           Melanie Hamilton
Leslie Howard                   Ashley Wilkes
Vivien Leigh*                    Scarlett O'Hara
Clark Gable*                     Rhett Butler
Everett Brown                  Big Sam

King Kong(1933) Derekº14

Sinopse: Uma equipe de cinema liderada por Carl Denham viaja para a Ilha da Caveira, acreditada ser apenas uma lenda, e se depara com uma civilização primitiva que oferece mulheres a Kong, um deus-gorila gigante. Quando essa civilização captura Ann Darrow, a estrela do filme, a equipe de marinheiros, agora liderada pelo valente e apaixonado imediato Jack Driscoll, parte em resgate, enfrentando inúmeros perigos tais como dinossauros e insetos gigantes.

Biografia dos diretores:
Merian Caldwell Cooper- Nascido em Jacksonville, Florida, EUA,24 de outubro de 1893, e morreu em San Diego, California, EUA, 21 de Abril de 1973, foi um cineasta norte-americano.
Ernest Beaumont Schoedsack - Nascido em Council Bluffs, Iowa, 8 de junho de 1893 - Los Angeles, Califórnia, 23 de dezembro de 1979, foi um produtor, roteirista, diretor de fotografia e cineasta americano. E morreu em  23 de dezembro de 1979, Los Angeles, Califórnia.


Filmografia:
  • This Is Cinerama (1952)
  • The Last Days of Pompeii (1935) (sem créditos)
  • King Kong (1933)
  • The Four Feathers (1929)
  • Chang: A Drama of the Wilderness (1927)
  • Grass: A Nation's Battle for Life (1925)
  • This Is Cinerama (1952) (sem créditos) (Apenas prólogo)
  • Mighty Joe Young (1949)
  • Dr. Cyclops (1940)
  • Outlaws of the Orient (1937)
  • Trouble in Morocco (1937)
  • The Last Days of Pompeii (1935)
  • Long Lost Father (1934)
  • The Son of Kong (1933)
  • Blind Adventure (1933)
  • The Monkey's Paw (1933)
  • The Most Dangerous Game (1932)
  • Rango (1931)
  • The Four Feathers (1929)
  • Chang: A Drama of the Wilderness (1927)
  • Grass: A Nation's Battle for Life (1925) (sem créditos)]

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/King_Kong_%281933%29

    o fantasma da ópera Catharina Poianas n° 11

           sinopse: No ano de 1925, o filme de origem americana, de terror fantasticamente misturado com drama, relata, ainda mudo, uma diva temperamental que abandona o ensaio de uma ópera, a qual uma jovem integrante do coral a substitui. O que ninguém sabe é que ela tem como tutor o temido fantasma da ópera. O filme foi dirigido por Rupert Julian
     
    biografia do diretor:Rupert Julian nasceu em 1879.Foi o primeiro diretor, ator e escritor da nova Zelândia.Emigrou para o EUA, em 1911, onde trabalhou como ator e diretor de filmes mudos e foi reconhecido como ator universal. Seu maior filme foi um clássico do cinema mundial, O fantasma da ópera.Aposentou-se em 1930, já com 51 anos.E 13 anos depois, faleceu

    filmografia:.
    The Honey Bee (1920)
    Donne viennesi (Merry-Go-Round) (1923)
    Love and Glory (1924)
    Hell's Highroad (1925)
    Il fantasma dell'opera (The Phantom of the Opera) (1925)
    Silence (1926/I)
    Walking Back (1928) co-regia (non accreditato) Cecil B. DeMille

    fonte:
    -http://melhoresfilmes.com.br/filmes/o-fantasma-da-opera

    A Greve (1924) - Nicole nº 33



    A Greve
    Sinopse: A Greve é sobre um conflito entre operários de uma fabrica e policiais. O filme recria uma greve que aconteceu em 1912 na Rússia. Foi filmado em 1924 na Russia e dirigido por Sergei Eisenstein.


    Biografia: Sergei Eisenstein foi um cineasta russo, que nasceu dia  23 de janeiro de 1898 em Riga, na Letônia e morreu dia 11 de fevereiro de 1948. Foi um dos principais nomes do construtivismo russo, considerado o grande inovador da montagem cinematográfica. Em 1917 interrompeu o curso de engenharia, em Petrogrado, para servir no Exército. Durante o serviço militar, tornou-se caricaturista e, a partir de 1921, trabalhou como cenógrafo no teatro moscovita. Ele realizou vários filmes com o objetivo de difundir os ideais da Revolução Russa, como A Greve (1924) e sua obra-prima O Encouraçado Potemkin (1925).


    Filmografia:


    Ano           Título original                      Título no Brasil
    1923    Dnevnik Glumova                        O Diário de Glumova
    1924 Statchka                                       A Greve
    1925 Bronenosets Potiomki                O Encouraçado Potemkin
    1927 Oktiabr                                          Outubro
    1928    Gueneralnaia Linnia                    A Linha Geral
    1929 Sturm uber la sarraz
    1930 Romance sentimentale
    1931 Da Zdravstvuiet, Meksika!          Que Viva México!
    1935 Bejin Lug                                       O Prado de Bejin
    1938 Aleksandr Nevski                         Alexandre Nevski
    1939 Ferghana canal
    1943 Seeds of freedom
    1944 Ivan Groznii I                                  Ivan, o Terrível - Parte I
    1945 Ivan Groznii II                                 Ivan, o Terrível - Parte II